Detalhes da formação:

Disciplina

Ciência, engenharia, programação, computação, 1.º ciclo


Público alvo

Professores de ciência, engenharia, programação e computação


Duração

6 horas (10h - 13h | Almoço | 15h-18h)


Custo

Custo: €600 + IVA (preço de grupo).
Acrescem despesas de deslocação e estadia quando necessário.
Máximo de 12 pessoas.


Equipamento

  • 1 WeDo 2.0 por cada 2 pessoas (trazer equipamento próprio ou alugar o nosso)
  • 1 computador ou tablet com o software WeDO 2.0 instalado. (É necessário Bluetooth 4.1).
  • Por favor, tragam os vossos tablets, laptops e smartphones.

Conteúdo do curso

Juntos, participaremos em várias atividades interessantes enquanto descobrimos como o LEGO Education WeDo 2.0 torna a ciência, engenharia, programação e construção de robôs fascinante para os alunos.

Também vamos aprender sobre planeamento de aulas, garantindo que a WeDo 2.0 se encaixa no seu currículo. No final da formação, estará totalmente preparado para praticar ciência, engenharia e programação, uma experiência inspiradora e envolvente para todos os alunos na sala de aula.

Agenda

  • Breve introdução
  • Exercício de aquecimento
  • Agenda, Objetivos e Expectativas
  • Introdução ao LEGO® Group & LEGO® Education
    • A brincar e a aprender desde 1932
    • A nossa missão: Inspirar e desenvolver os construtores de amanhã!
    • O sistema educativo da LEGO® Equipamento - Currículo - Formação - Apoio
  • As nossas MÃOS sabem muito mais do que vocês JULGAM que sabem!
  • Pato de LEGO: O poder da imaginação!
  • Vivemos tempos de mudança: A imaginação é o que nos torna humanos
  • O desafio Global da Educação
  • “Método de ensino aberto!” (2+2 vs 4?)
  • O princípio 20/80
  • Alunos do século XXI
  • Os professores do século XXI
  • Os patos (4C) + Onde está o pato?
  • Os 4 “C” da Aprendizagem: Um dos Principais Conceitos da LEGO Education System of Learning
  • Alcançar o FLUIR na sala de aula
  • Introdução a LEGO® Education WeDo 2.0: Ciência Engenharia Robótica Programação
  • Bases do WeDo 2.0
    • Base 1 Progressão do projeto
    • Base 2 Categorias de projetos
    • Base  3 Tipo de projeto e valor curricular
  • WeDo 2.0 Componentes principais do sistema de aprendizagem + Conjunto Básico
  • Terminologia das peças de LEGO
  • WeDo 2.0 Pack Curricular + Software
  • Projeto de iniciação
    • Parte A Milo, o Rover da Ciência
    • Parte B O sensor de movimento do Milo
    • Parte C O sensor de inclinação do Milo
    • Parte D Colaboração
  • Relevância Curricular
  • Tecnologia e programação
  • Oito Projetos Guiados: Processo: Explorar – Criar – Partilhar
  • Guia do professor
  • Avaliação com WeDo 2.0
    • Avaliação por Professor: Tabela de registos diversos
    • Avaliação por Professor: Tabela de rubricas de observação
    • Avaliação Alunos: Tabela de auto-avaliação
    • Avaliação Alunos: Páginas de documentação
  • Oito Projetos abertos
  • Processos: Explore, Crie e Partilhe
  • Construir/Partilhe um Projeto Predador e Presa
  • WeDo 2.0 Toolbox
  • Gestão da sala de aula, truques e dicas (com WeDo 2.0)
  • Guia do aluno
  • WeDo 2.0 faz a Ciência ganhar vida
  • Plano de aula
  • Partilhe as suas ideias
  • Quando vai usar o WeDo 2.0 em sala de aula?
  • Resumo e questões
  • O que se segue?

Resultados esperados

  • Aumenta o seu conhecimento sobre WeDo 2.0 e descobre como explorá-lo na sala de aula.
  • Experimenta uma variedade de projetos diferentes.
  • Aprende a trabalhar com o software e ganha experiência.
  • Desenvolve técnicas eficazes para aplicar o WeDo 2.0 na sala de aula, incluindo o planeamento de aulas e gestão da sala de aula.
  • Compreende como o WeDo 2.0 funciona em paralelo com o currículo nacional.
  • Encara a programação e construção como grandes motivadores no ensino de temas de ciências gerais.