Detalhes da formação:

Disciplina

Ciência, engenharia, programação, computação, 1.º ciclo


Público alvo

Professores de ciência, engenharia, programação e computação


Duração

6 horas (10h - 13h | Almoço | 15h-18h)


Custo

Valor por participante: €60 + 23% IVA
As formações serão realizadas nos locais dos nossos parceiros.

Ou

Preço de Grupo: €600 + 23% IVA
Acrescem despesas de deslocação e estadia quando necessário.
Máximo de 12 pessoas.


Equipamento

  • 1 WeDo 2.0 por cada 2 pessoas (trazer equipamento próprio ou alugar o nosso)

  • 1 computador ou tablet com o software WeDO 2.0 instalado. (É necessário Bluetooth 4.1).

  • Por favor, tragam os vossos tablets, laptops e smartphones.


 

Conteúdo do curso

Juntos, participaremos em várias atividades interessantes enquanto descobrimos como o LEGO Education WeDo 2.0 torna a ciência, engenharia, programação e construção de robôs fascinante para os alunos.

Também vamos aprender sobre planeamento de aulas, garantindo que a WeDo 2.0 se encaixa no seu currículo. No final da formação, estará totalmente preparado para praticar ciência, engenharia e programação, uma experiência inspiradora e envolvente para todos os alunos na sala de aula.

Agenda

  • Breve introdução

  • Exercício de aquecimento

  • Agenda, Objetivos e Expectativas

  • Introdução ao LEGO® Group & LEGO® Education

    • A brincar e a aprender desde 1932

    • A nossa missão: Inspirar e desenvolver os construtores de amanhã!

    • O sistema educativo da LEGO® Equipamento - Currículo - Formação - Apoio

  • As nossas MÃOS sabem muito mais do que vocês JULGAM que sabem!

  • Pato de LEGO: O poder da imaginação!

  • Vivemos tempos de mudança: A imaginação é o que nos torna humanos

  • O desafio Global da Educação

  • “Método de ensino aberto!” (2+2 vs 4?)

  • O princípio 20/80

  • Alunos do século XXI

  • Os professores do século XXI

  • Os patos (4C) + Onde está o pato?

  • Os 4 “C” da Aprendizagem: Um dos Principais Conceitos da LEGO Education System of Learning

  • Alcançar o FLUIR na sala de aula

  • Introdução a LEGO® Education WeDo 2.0: Ciência Engenharia Robótica Programação

  • Bases do WeDo 2.0

    • Base 1 Progressão do projeto

    • Base 2 Categorias de projetos

    • Base 3 Tipo de projeto e valor curricular

  • WeDo 2.0 Componentes principais do sistema de aprendizagem + Conjunto Básico

  • Terminologia das peças de LEGO

  • WeDo 2.0 Pack Curricular + Software

  • Projeto de iniciação

    • Parte A Milo, o Rover da Ciência

    • Parte B O sensor de movimento do Milo

    • Parte C O sensor de inclinação do Milo

    • Parte D Colaboração

  • Relevância Curricular

  • Tecnologia e programação

  • Oito Projetos Guiados: Processo: Explorar – Criar – Partilhar

  • Guia do professor

  • Avaliação com WeDo 2.0

    • Avaliação por Professor: Tabela de registos diversos

    • Avaliação por Professor: Tabela de rubricas de observação

    • Avaliação Alunos: Tabela de auto-avaliação

    • Avaliação Alunos: Páginas de documentação

  • Oito Projetos abertos

  • Processos: Explore, Crie e Partilhe

  • Construir/Partilhe um Projeto Predador e Presa

  • WeDo 2.0 Toolbox

  • Gestão da sala de aula, truques e dicas (com WeDo 2.0)

  • Guia do aluno

  • WeDo 2.0 faz a Ciência ganhar vida

  • Plano de aula

  • Partilhe as suas ideias

  • Quando vai usar o WeDo 2.0 em sala de aula?

  • Resumo e questões

  • O que se segue?


Resultados esperados

  • Aumenta o seu conhecimento sobre WeDo 2.0 e descobre como explorá-lo na sala de aula.

  • Experimenta uma variedade de projetos diferentes.

  • Aprende a trabalhar com o software e ganha experiência.

  • Desenvolve técnicas eficazes para aplicar o WeDo 2.0 na sala de aula, incluindo o planeamento de aulas e gestão da sala de aula.

  • Compreende como o WeDo 2.0 funciona em paralelo com o currículo nacional.

  • Encara a programação e construção como grandes motivadores no ensino de temas de ciências gerais.