Detalhes da formação:

Disciplina

Ciências, engenharia, programação, computação, 1.º, 2.º e 3.º ciclo secundário e ensino superior.


Público alvo

Professores de ciências, engenharia, programação e computação. Formadores de atividadess de robótica extra-curriculares. Treinadores de FIRST LEGO League.


Duração

6 horas (10h - 13h | Almoço | 15h-18h)


Custo

Custo: €600 + IVA (preço de grupo).
Acrescem despesas de deslocação e estadia quando necessário.
Máximo de 12 pessoas.


Equipamento

  • 1 MINDSTORMS EV3 para cada 2 pessoas (trazer o seu próprio equipamento ou alugar o nosso)
  • 1 computador ou tablet com o software MINDSTORMS EV3 instalado
  • Por favor, tragam os vossos tablets, laptops e smartphones.

VEJA COMO A LEGO MINDSTORMS EDUCATION EV3 PODE SER USADA EM SALA DE AULA PARA ENSINAR CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA.

Conteúdo do curso

Esta formação prática cobre todos os elementos fundamentais para começar a praticar robótica na sala de aula com o MINDSTORMS EV3, incluindo uma abordagem básica ao hardware usado, software, programa curricular e oportunidades de aprendizagem acrescidas.

Vai aprender a trabalhar em equipa enquanto todos constroem robôs, testam sensores e criam os seus próprios programas seguindo as orientações de um formador.

Agenda (STEM Focus)

LEGO Education System of Learning

  • Breve introdução
  • Exercício de aquecimento
  • Agenda, Objetivos e Expectativas
  • Introdução ao LEGO® Group & LEGO® Education
    • A brincar e a aprender desde 1932
    • A nossa missão: Inspirar e desenvolver os construtores de amanhã!
    • O sistema educativo da LEGO® Equipamento - Currículo - Formação - Apoio
  • As nossas MÃOS sabem muito mais do que vocês JULGAM que sabem!
  • Pato de LEGO: O poder da imaginação!
  • Vivemos tempos de mudança: A imaginação é o que nos torna humanos
  • O desafio Global da Educação
  • “Método de ensino aberto!” (2+2 vs 4?)
  • O princípio 20/80
  • Alunos do século XXI
  • Os professores do século XXI
  • Os patos (4C) + Onde está o pato?
  • Os 4 “C” da Aprendizagem: Um dos Principais Conceitos da LEGO Education System of Learning
  • Alcançar o FLUIR na sala de aula

EV3 no currículo de CTEM. Como pode engrandecer o processo educativo?

  • Introdução ao hardware EV3
    • O que está na caixa?
    • EV3 Brick programável.
    • Motores EV3.
    • Sensor ultrassónico EV3.
    • Sensor de cor EV3.
    • Sensor giroscópico.
    • Sensor de toque.
  • Atividade: Robot Boomerang
    • Objetivos de aprendizagem
    • Aprendizagem Story driven
    • Construir a base de condução
    • Programação On-Brick
    • Robot Boomerang Desafio 1
    • Robot Boomerang Desafio 2
  • Introdução ao software EV3 
    • Instalação do software EV3
    • EV3 Lobby
    • O robô como educador
    • Editor de conteúdo
    • O painel de comunicação
    • Registo de dados
    • Atualização de firmware
  • Percorrer uma distância
    • Objetivos de aprendizagem
    • Desafio 1:  Calcular o desempenho do robô
    • Controlo do motor
  • O carro autónomo
    • Objetivos de aprendizagem
    • Navegação e as ferramentas para navegar
    • Virar o robô
    • Construir o sensor em anexo
    • Conduzir pelo percurso e estacionar o carro
    • Experimentar várias formas de virar
  • Sensores
    • Sensores anexos
    • Desafios para os sensores
    • Sensor de toque
    • Sensor ultra-sónico
    • Sensor giroscópio
    • Sensor de cor
  • Um carro totalmente autónomo
    • O labirinto
  • Gestão da sala de aula, truques e dicas
  • Plano de aula
  • Partilhe as suas ideias
  • Quando vai usar o MINDSTORMS EV3 em sala de aula?
  • Resumo e questões
  • O que se segue?

Resultados esperados

  • Aumento do conhecimento sobre o hardware LEGO MINDSTORMS Education EV3, através de aulas práticas onde vai poder construir e mexer nas peças de LEGO, nos sensores e no software.
  • Perceção do programa curricular e das oportunidades adicionais de aprendizagem, além de receber dicas de como aplicar esse conhecimento na gestão da sala de aula.
  • Sabe como alcançar objetivos claros de aprendizagem.
  • Ideias sobre como orientar sessões práticas em clubes de robótica, por exemplo.
  • Aprende a formar uma equipa da FIRST LEGO League.