Workshop de aprendizagem lúdica “LEGO® 6 Bricks” reuniu professores em Caxias

6-bricks-lego.jpg

Mais de uma dezena de professores do ensino pré-escolar, infantários e 1.º ciclo esteve presente no workshop “LEGO® 6 Bricks” que a JumpUp Learning realizou no Agrupamento de Escolas de São Bruno, em Caxias, a 4 de setembro.

O ponto de partida do workshop foi a redefinição da palavra “brincar”. Num sistema de ensino fechado, onde não se proporcionem momentos de brincadeira, é impossível as crianças aprenderem; apenas memorizam, o que é diferente, e não se traduz em conhecimento efetivo.

6-bricks-back-to-back.jpg

Tendo os presentes redefinido “brincar” como o ato de explorar, perder noção do tempo, ter permissão e liberdade para construir e falhar, as três horas de formação foram compostas por atividades divertidas e de curta duração, com conjuntos de peças LEGO® DUPLO® em seis cores vibrantes, facilmente aplicáveis em sala de aula para crianças de várias idades e diferentes níveis de aprendizagem.

Na Fundação LEGO existem, contudo, regras, como haver um propósito na brincadeira e um envolvimento do aluno, que tem de experimentar fazer tarefas e não apenas ouvir como se fazem, além de uma forte componente social (de interação com os outros).

No workshop “LEGO® 6 Bricks” as crianças podem exercitar a memória, praticar movimentos novos, explorar a sua criatividade e muito mais, tudo porque o sistema permite assimilar conteúdos e situações complexas, através de brincadeiras simples. O trabalho de equipa esteve sempre presente e, mais uma vez, o “desafio do pato” comprovou que, quando têm a oportunidade de dar respostas abertas, os alunos são muito mais criativos e sentem-se mais estimulados por não terem respostas erradas.

No final, todos concordaram que a memória, bem como as capacidades físicas e intelectuais das crianças, sai reforçada com os desafios propostos, quer na literacia, quer na numerologia.

Aqui ficam alguns testemunhos do workshop de segunda-feira, 4 de setembro:

Miriam Cunha - “Gostei muito. Só tinha experiências com LEGO enquanto mãe. Chegámos a usar na sala de aula mas não com estas diretrizes todas que aprendemos aqui. Foi um workshop muito hands-on, amanhã já posso implementar. Saio daqui cheia de ideias!”

José Guerreiro - “É um modo de trabalhar muito eficiente, muito prático. Apesar de ser simples, podemos trabalhá-lo e usá-lo no contexto das ciências, da matemática e relações interpessoais, ou seja, para pôr em prática muitos exercícios e conhecimentos com as crianças”.

Maria Miranda - “A formação focou-se no essencial: dar voz às crianças e fez com que nós, adultos, pensássemos como as crianças gostariam que pensássemos, ou seja, que há mais que uma solução para o problema. Foi interessante e motivador”.

Filomena Miguel - “Foi muito interessante. Sou grande defensora do conceito de aprender a brincar e acho que a LEGO se encaixa nesse mesmo conceito. Vou ver se consigo passar a mensagem de hoje aos meus colegas e tentar que haja mais a pensarem como eu”.

Bruno Lavos - “Estar presente neste workshop foi muito bom porque cada vez é mais importante nesta sociedade o brincar. Muitas das características que a sociedade está a perder agora é por não termos a coragem de brincar mais. Vamos brincar, por favor!”

Afonso Pessanha - “Adorei o workshop. Identifico-me com tudo isto e, sobretudo, com o aprender a brincar, é muito importante. O que vejo no brincar é a oportunidade de falhar, de tentar outra vez, porque temos uma mão muito pesada sobre o falhar; nunca podemos falhar, nunca podemos fazer asneira, temos que estar sérios… Acho que todos lucraríamos na vida profissional e pessoal se tivéssemos uma nova conceção do brincar. ‘Bora brincar?”

Helena Rodrigues - “Gostei muito deste workshop. Já dou aulas há 20 anos e estas formações trazem-nos sempre ideias para que as aulas não sejam tão sérias. Os miúdos estão a mudar e temos sempre que renovar”.

Natividade Coutinho - “Adorei estar aqui hoje. Já brincava com os meus netos e fazer estas atividades deu-me imensas ideias”.

Conceição Aleixo - “Foi mesmo o que eu estava à espera. Gosto imenso de trabalhar com LEGO e o que faço é muito intuitivo. Já conhecia algumas das atividades da LEGO, pela Internet, e estava cheia de vontade de ter uma sessão aqui na escola. Felizmente aconteceu, foi ótimo, também gostei muito grupo. Balanço: 5 estrelas!”

Rita Alves - “Foi mesmo ao encontro do que eu estava à espera e daquilo que eu acho que deve ser o modelo dentro de uma escola e que é material não formal, que dá uso à criatividade e, principalmente, à resolução de problemas, uma das skills mais pretendidas até 2030. Ainda bem que isto existe agora porque, há alguns anos, era difícil o acesso à LEGO e é uma empresa muito boa”.

Para ter um workshop LEGO 6 Bricks na sua escola siga este link.

Para saber mais sobre outras propostas subscreva a nossa newsletter.