Workshop  LEGO® 6 Bricks, dia 19 de Fevereiro em Lisboa

Inscreva-se nesta maravilhosa aventura a realizar-se no dia 19 de Fevereiro em Lisboa

6-bricks-lego.jpg

Os especialistas da LEGO® dizem que há cerca de 103 milhões de combinações possíveis só com as seis peças da LEGO. Que tal tentar umas quantas neste mês? Estamos à sua espera.

Alguma vez refletiu na definição da palavra brincar? O dicionário da Porto Editora define a palavra “brincar” em três termos:

  1. Divertir-se (com jogos); entreter-se (com brincadeiras infantis)
  2. Gracejar; zombar
  3. Proceder com leviandade (em relação a algo)

Mas brincar é uma atividade tão mais abrangente. Está na altura de redefinirmos o que o dicionário nos diz e encarar a brincadeira como uma das principais atividades que ajudam ao desenvolvimento da criança. A liberdade para brincar é uma espécie de estágio para diversas atividades que, mais tarde, virão a desenvolver na vida adulta, por isso a Fundação LEGO® estudou o impacto das atividades lúdicas na formação da identidade, na capacidade de autonomia, memória, cognição e, principalmente, na evolução da criatividade, um dos elementos fundamentais para um futuro em constante mudança.

Bem conhecido no universo infantil, o desafio das 6 Bricks é uma das ferramentas da Fundação LEGO que pretende mostrar como se pode aprender a brincar em várias configurações. Através de atividades curtas e divertidas, realizadas com os kits LEGO® DUPLO® de seis coloridas peças, as crianças vão praticar e desenvolver diversas capacidades.

Sabemos que, enquanto educador/professor a educação nos primeiros anos de vida da criança ocupa um papel fulcral na sua vida profissional diária, por isso, queremos convidá-lo a fazer este workshop sobre o desafio “6 Bricks”.

Aqui não são exigidas metas às crianças, por isso, não se gera qualquer stresse nem há espaço para o fracasso ou diferenças socioculturais. Ao participar neste workshop, fica habilitado a ajudar as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo a construírem os alicerces de um raciocínio estruturado e a desenvolverem múltiplas habilidades usando uma metodologia simples e ao alcance de todos.

Que habilidades desenvolvem as crianças?

Quando as crianças estão envolvidas e se sentem desafiadas, conseguem praticar e desenvolver várias capacidades de aprendizagem:

  • Linguagem; porque vão ter de conseguir fazer descrições de forma bastante detalhada, dar instruções claras, apresentar as suas justificações e contar histórias que a vão ajudar a comunicar com os outros e a expressar as suas ideias.

  • Solução de problemas; o que as obriga a manterem o foco, lembrarem-se constantemente da tarefa ou desafio que lhes foi proposto, estabelecer objetivos e fazer planos, ter ideias criativas e refletir no que fizeram e como o fizeram.

  • Colaboração; por exemplo, trabalhar em conjunto com outros colegas, em dupla ou em equipas, jogar à vez e partilhar material, aprender com os outros e com as suas ideias e saber lidar com diferentes papéis e responsabilidades.

6-bricks-back-to-back.jpg

Inscreva-se agora no workshop seguindo este link: www.jumpup.pt/agendar

Local: Atmosfera M - Rua Castilho 5, 1250-096 Lisboa (link to map)

Duração: 3 horas (10h às 13h)

Custo: 30€ + IVA

Para mais informações contacte-nos:

email: info@jumpup.pt

Site: www.jumpup.pt

Facebook: www.facebook.com/jump.up.learning/

Twitter: @JumpUPLearning

Agradecemos à Rita Oliveira Pelica, Fernanda Freitas e Atmosfera M pela sua gentileza e apoio na coordenação deste workshop.

Workshop de aprendizagem lúdica “LEGO® 6 Bricks” reuniu professores em Caxias

Workshop de aprendizagem lúdica “LEGO® 6 Bricks” reuniu professores em Caxias

Mais de uma dezena de professores do ensino pré-escolar, infantários e 1.º ciclo esteve presente no workshop “LEGO® 6 Bricks” que a JumpUp Learning realizou no Agrupamento de Escolas de São Bruno, em Caxias, a 4 de setembro.

Read More